Questões Técnicas

O que é que se entende por Corte Térmico?

O corte térmico (abrev. como “CT”) ou também chamado a ruptura da ponte térmica foi desenvolvido para melhorar as características térmicas e acústicas da caixilharia de alumínio, o que na prática se traduz num maior aproveitamento dos recursos energéticos utilizados para climatizar qualquer seja o espaço.

As séries de perfis de alumínio com CT são constituídas por 2 perfis de alumínio extrudidos e ligados entre si por uma poliamida reforçada com fibra de vidro.

Vantagens das séries de perfis com CT são: redução de perda de calor/frio pelo caixilho, atenuação do ruído exterior, possibilidade de colocar um vidro duplo com maior espessura (e com maior caixa de ar), redução dos custos de climatização e ainda a possibilidade de optar por caixilhos bicolores, ou seja onde temos janelas com uma cor interior diferente da cor exterior.

O que é o Coeficiente Térmico?

O coeficiente térmico é um dado importante e muito útil para classificar o valor da transmissão térmica de uma janela. A unidade de medida do coeficiente térmico é expressada em “Uw”. O coeficiente térmico traduz a perda de calor entre a parte interior e a parte exterior de uma janela. A medição é efectuada respeitando parâmetros específicos, assim considera-se p. ex. uma área de medição de 1 m2 num espaço de tempo de uma hora. Quanto mais baixo for o valor Uw melhor desempenho térmico terá a sua janela.

O que se entende por Vidro Duplo?

O vidro duplo é composto por 2 vidros, unidos por uma câmara estanque de ar ou gás árgon e selada por uma dupla barreira de estanquicidade. O vidro duplo oferece excelentes capacidades de isolamento térmico e acústico, evita claramente as perdas de calor entre o interior e o exterior o que por sua vez reduz consideravelmente a factura energética.

O que é o Gás Árgon?

A câmara de ar de um vidro duplo é por norma preenchida com ar atmosférico que por si só proporciona um bom nível de isolamento térmico e acústico. Sendo o gás árgon um mau condutor térmico e uma matéria mais densa que o ar atmosférico, a indústria do vidro recorre ao gás árgon para potenciar o desempenho térmico do vidro duplo (e triplo).

Saiba que ao optar por gás árgon a janela encarecerá e que a vida útil do gás árgon garantida pelos fabricantes de vidro duplo é limitada a 10 anos.

O que é que se entende por um Vidro Baixo Emissivo?

Os vidros baixo emissivos permitem um melhor controlo energético resultando num maior conforto térmico e numa maior poupança energética, pois impedem as perdas de calor e frio do interior para o exterior do edifício. São vidros que obedecem a um processo de fabricação especial onde dito de forma muito resumida é aplicado uma ou até várias capas transparentes compostas por materiais de origem metálica que visam por um lado a controlar os raios infravermelhos do sol (no verão) e por outro lado a reduzir as perdas por radiação (no inverno).

Existem vários fabricantes deste tipo de vidro e por conseguinte várias marcas no mercado. Entre os mais conhecidos encontram-se p. ex. o “SGG Planitherm” e o “SGG Planistar”, ambos marcas registadas do Grupo Saint Gobain Glass.

O que é um Vidro Temperado?

O vidro temperado é tal como o seu nome indica um vidro que foi à têmpera ganhando assim em resistência e tornando-o menos vulnerável aos choques mecânicos (embates, golpes, impactos) e aos choques térmicos. Após o processo de têmpera o vidro temperado não pode ser sujeito a cortes, furos ou lapidação.

O vidro temperado é considerado um vidro de segurança porque quando quebra desfaz-se em pequenos pedaços homogéneos reduzindo o risco de ferimentos graves nas pessoas. Assim utiliza-se por exemplo muito na Industria Automóvel onde os para-brisas são fabricados em vidro temperado.

O que é Vidro Laminado?

O vidro laminado é composto pela junção de 2 vidros (de dimensões iguais) por uma película de polivinil butiral (PVB). É considerado um vidro de segurança porque a película PVB evita a dispersão dos pedaços em caso de quebra do vidro evitando assim o risco de ferimentos graves. Outras vantagens do vidro laminado são a melhora do isolamento térmico e do isolamento acústico.

Tipos de Acabamento

O que significa Acabamento Lacado?

O processo de lacagem consiste em revestir o perfil de alumínio com uma camada de tinta à base de poliéster, reforçando assim as propriedades anticorrosivas do alumínio.

Dentro do processo de lacagem existem ainda acabamentos diferenciados, tais como o acabamento brilhante considerado “standard”, o acabamento mate e ainda os acabamentos metalizados e texturados, este último vulgarmente conhecido como “sablé”.

O que é Acabamento Sablé?

O acabamento sablé é o resultado de um processo de lacagem especial onde o perfil em alumínio apresenta um efeito texturado, denominado “sablé”.

Este tipo de acabamento aumenta e melhora a resistência do lacado a impactos e a factores abrasivos. Potencia de resto a resistência às radiações UV e à corrosão.

É um acabamento que acarreta no entanto um aumento substancial a nível do preço.

O que é o RAL?

O RAL é uma referência utilizada a nível mundial na indústria para identificar e classificar as diversas tonalidades de cores existentes no mercado.

O que significa Acabamento em Anodizado?

O processo de anodização consiste num tratamento electroquímico do alumínio criando artificialmente uma capa alumina homogénea. Ao contrário do processo de lacagem, na anodização não é utilizado qualquer tipo de tinta, sendo que as cores disponíveis para este tipo de tratamento são mais reduzidas e não são designadas por RAL.

O acabamento em anodizado oferece no entanto a possibilidade de escolha entre varias cores tais como a cor natural do alumínio, a cor inox, o preto, a cor champanhe, o bronze claro e o bronze escuro, as cores douradas e as tonalidades bordéus. Dentro desta gama de cores o cliente pode ainda escolher entre o acabamento escovado ou o acabamento polido.

A vantagem do acabamento anodizado, também denominado como “acetinado”, é de conferir ao alumínio propriedades que o tornam mais impermeável a todo tipo de condições climatéricas, inclusive em ambientes corrosivos, como p. ex. em zonas costeiras.

O que é RENOLIT?

Renolit é o nome de uma marca alemã, leader de mercado na área do revestimento de perfis em PVC. Ao contrário dos diferentes tipos de acabamento usados nos Alumínios (os Lacados, os Anodizados etc.) no mundo das Janelas e Portas em PVC o acabamento (sempre que não for o standard branco) é ditado pela referência Renolit.

O Renolit, que além de ser uma marca registada e patenteada, passou entretanto a ser o termo geralmente utilizado para designar uma película ou uma lâmina em plástico que além de ser altamente resistente a todo tipo de condições climatéricas confere o acabamento final às suas janelas e/ou portas em PVC. Poderá escolher entre uma rica palete de cores e inclusive uma série de efeitos madeira bastante próximos do aspecto real da madeira.